sexta-feira, 7 de junho de 2013

JOGO- Ganha quem chega a zero

Ganha quem chega a zero 

Objetivo : operações com números inteiros
Competências e Habilidades : Permitir uma familiaridade com as operações de adição e subtração de números negativos ; leitura, interpretação e produção de textos matemáticos; utilização de conceitos matemáticos na resolução de situações-problema; utilização da linguagem matemática.
Organização da classe: Duplas
Material: 40 cartas numeradas de -10 a +10 (duas de cada) , 10 cartas com o sinal +, 10 cartas com sinal de - e papel para registro.
Regras: As cartas com números são embaralhadas e organizadas numa pilha, viradas para baixo. As cartas com sinais são embaralhadas e organizadas numa outra pilha , também viradas para baixo . Na primeira rodada, cada jogador sorteia uma carta com um número e outra com sinal e compõe um número. Por exemplo, se tirar -2 e um -, seu numero será - (-2) = +2; o número +2 deve ser marcado numa folha .
Na rodada seguinte, o procedimento é o mesmo, mas o novo número deve ser adicionado ao anterior. No caso do exemplo acima, se o jogador tirar -3 e o sinal +, deve fazer +2+(-3), que será o próximo total com o qual irá operar.
Após dez rodadas, ganha o jogador cujo total for mais próximo de zero .

Colaboradora: Margarete Gêa

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